Olá amigos, as muitas ocupações obstacularam postagens por um tempo considerável. Mas estamos aqui de novo!
Ministério, diferentemente do atual significado assumido no meio eclesiástico e no meio político, significa serviço. E todo cristão foi chamado por Deus para o exercício de algum ministério, isto é, serviço. Existe uma diversidade incrível de serviços. Pena que a igreja às vezes enxerga como quem tem algum problema de visão e limite-os a uns três ou quatro ministério, ou outras vezes quando aceita algumas dezenas de serviços, menospreza uns e supervaloriza outros, esquecendo que cada um tem sua devida importância.
Eu, hoje, sirvo à igreja pastoreando e ministrando a Palavra. Trabalho com cerca de duzentas pessoas. Já exerci ministério com adolescentes, jovens, novos-convertidos. E tenho percebido que um ministério abrangente, não pode ser profundo em toda a sua extensão. Como também um ministério profundo, não pode ser abrangente. Estas características que se excluem não invalidam um serviço ou outro. Cada qual foi chamado por Deus para um serviço específico e ambos são necessários e importantes.
Trocando palavras com amigos, compartilhei que meu exercício servil dentro da igreja hoje está com maior abrangência que alguns anos antes, contudo em anos anteriores era mais profundo. Porque ao invés de falar para muitas pessoas com o microfone na mão e distante no púlpito. Eu falava a um número reduzido, ou até mesmo com apenas uma pessoa, fitando-o, ouvindo-o, acompanhando sempre que necessário sua vida. E crescíamos juntos, e éramos profundamente impactados pelo exercício do amor e cuidado mútuo. Estive participando de um encontro do MAPI (Ministério de Apoio a Pastores de Igreja) e dentre tantas coisas o Marcelo tocou nesta questão em uma das definições apresentada de mentoria qual é: "é gastar mais tempo com menos pessoas de modo a produzir um impacto duradouro"
Jesus já me chamava atenção para esta necessidade, e estava internamente incomodado com a ausência de impactos profundos, creio que ele usou um instrumento externo para confirmar o que ele vinha colocando no meu coração.
17.11.07
Impacto Ministerial
Postado por
Hilquias Benício
às
19:24