16.9.07

Não há salvação fora da Igreja!

Cipriano de Cartago já dizia no século III da presente era que fora da Igreja Católica não há salvação. E de fato não há salvação à parte da Igreja. Não igreja no sentido comum e imediato de nosso contexto hodierno, a qual associamos diretamente a uma compreensão organizacional humana. Mas no sentido místico do Corpo de Cristo. Todos aqueles que pela fé em Cristo Jesus são imersos, batizados neste Corpo como nos escreveu o apóstolo Paulo.

Ninguém afirmaria, estando no Espírito, que fora da Igreja Assembléia de Deus, ou Igreja Betesda ou Gileade, ou Igreja Batista, ou Igreja Presbiteriana, ou Metodista, ou Romana, ou seja, ela qual for não há salvação, pois tal afirmação não vem do Espírito, mas do orgulho da carne que quer sobrepujar uma organização humana além da verdadeira Igreja instituída por Jesus a qual é de fato um organismo. O revestimento de organização humana é a contraparte deste mundo presente, necessária, mas não possuidora de graça salvadora, pois o poder gracioso é dom de Deus e é Ele que pelo seu Espírito nos batiza no Corpo de Cristo, estando estes, portanto, salvos pela morte crucial vicária de Jesus.

Bento XVI tem sido infeliz em querer agregar debaixo de uma organização humana, Igreja Católica Apostólica Romana, toda a graça da salvação, apequenando Jesus Cristo, sua obra e sua amada Igreja. Já um teólogo romano - prefiro acunhar o termo romano a ICAR, visto que a verdadeira Igreja de Jesus é católica (=universal), ou seja abrange todos os cristão espacial (onde quer que estejam) e temporalmente (em qualquer tempo que tocaram, tocam ou tocarão a face da terra) - Peter Phan, segue no caminho extremo oposto de seu papa questionando se Cristo seria o único e universal salvador do mundo e por conseguinte a unicidade da igreja (http://www.estadao.com.br/vidae/not_vid50771,0.htm).

Nós, humanos, gostamos dos extremos, eu prefiro pedir a graça de Deus para me trazer ao são equilíbrio projetado por ele o qual nós encontramos em sua santa Palavra, a saber, não há salvação fora de Jesus, logo não há salvação fora da Igreja, pois só é Igreja quem está em Jesus.